5 sinais de que deve mudar de emprego.O desânimo, a falta de expectativas futuras e até a falta de reconhecimento do trabalho podem ser motivos para mudar de emprego e até de vida. A insatisfação nem sempre se deve ao dinheiro, nem à quantidade de trabalho, mas está sempre ligada a motivos pessoais e profissionais que afetam o sucesso dentro de uma empresa. Nestas situações, o maior desejo é “mandar tudo às urtigas” e deixar o trabalho. O Saldo Positivo dá-lhe a conhecer alguns sinais que podem ajudá-lo a reconhecer se é ou não feliz no seu emprego e se chegou a hora de procurar um trabalho novo que vá de encontro às suas expectativas.

 

1. Não se sente realizado

Se sente insatisfação profissional, se para si é cada vez mais penoso ir trabalhar ao longo da semana, então é porque algo está mal. Se as suas tarefas profissionais tornam-se monótonas, se existe falta de reconhecimento do seu trabalho e também falta de motivação é natural que não existam indícios de realização pessoal. Tente falar com o seu chefe de forma a dar-lhe a conhecer os seus sentimentos face à sua vida profissional. Se continuar a sentir que não existe qualquer tipo de realização ou alegria naquilo que faz, o melhor é começar a procurar um novo emprego que o desafie profissionalmente.

 

2. Tem um chefe insuportável

Ter um mau superior pode não só arruinar a sua vida profissional, como a sua vida pessoal. A pressão, manipulação ou exigência podem ser situações com as quais não se identifica. Estas situações, além de o desmotivarem podem também passar para o plano familiar, pondo em causa a sua estabilidade emocional. Se está convencido que o seu chefe não é uma pessoa com quem seja fácil trabalhar e trocar opiniões, isso pode ser um sinal de que está a precisar de mudar de emprego. Se está a sentir dificuldades em conseguir mudar de trabalho, equacione a possibilidade de solicitar uma mudança de departamento dentro da sua empresa. Desta forma deixará ter de lidar com o chefe com o qual se incompatibilizou.

 

3. Não se identifica com a cultura de empresa

A cultura do escritório e dos seus colegas pode ser demasiado diferente da sua, o que cria várias disparidades de visão no rumo que tem de dar ao seu trabalho. Estar muito tempo presente num ambiente que vai contra as suas crenças e princípios, e que o leva a defender algo em que não acredita pode ser prejudicial ao seu próprio desempenho enquanto funcionário. Este ambiente pode ser mesmo propício à diminuição de produtividade e competências. Se após o período de adaptação à empresa, continua a sentir-se assim, o melhor é começar a procurar qual o melhor local que se adequa às suas convicções.

4. Sente que há falta de crescimento dentro da empresa

Está há largos anos a trabalhar para uma empresa, mas sente que o seu crescimento enquanto profissional não atingiu as suas expectativas e que o seu crescimento dentro da empresa está a ser ultrapassado por outros? A falta de crescimento e de promoções dentro de uma empresa é também um dos sinais de alerta. Se sente que está a ser ultrapassado por outros colegas aposte na sua educação profissional. Não se culpe por ter ambições. Se não é reconhecido na empresa atual, o mais certo é que existam outras empresas que pretendam empregar pessoas ambiciosas e com projetos para o futuro. Faça o trabalho de casa e comece a enviar currículos e procurar vagas nas empresas onde gostaria de trabalhar.

 

5. Encontrou outro emprego

Se sente que precisa de mudar de emprego, tenha sempre um plano B. Ou seja, evite despedir-se sem ter um emprego ou um novo projeto profissional garantido noutro lugar. Deixar o emprego atual sem ter outro trabalho que lhe assegure uma fonte de rendimento é um erro cometido por várias pessoas. Tendo em conta a situação do país e do mercado de trabalho esta é uma situação a evitar. O mais certo é que tenha de procurar trabalho durante alguns meses, até conseguir uma resposta positiva. Tenha isso em conta antes de apresentar a demissão.